quarta-feira, 28 de maio de 2014

Como uma pipa


Antes de adormecer me peguei pensando numa pipa, na verdade eu era a tal pipa. Era uma sensação magnifica e ao mesmo tempo assustadora. Na minha cabeça eu era uma pipa laranja e azul, com um vento suave e gelado brincando comigo, destacando-me num céu cinzento do mês de maio. Contudo, algo me agoniava e me incomodava: o fato de estar presa numa linha que provavelmente estaria nas mãos de alguém. As pipas tem a sensação de estarem livres, brincando no céu preguiçosamente, porém, estão presas com pessoas que, teoricamente, as deixam segura do caminho que estão a percorrer, mas ao mesmo tempo são controladas por essas pessoas.

Fiquei pensando que não é porque algo nos deixa seguro que devemos ficar preso a ele, assim como a pipa, é legal ter com quem possamos contar, mas é melhor ainda não precisar depender disso para seguir nossos caminhos. A maior prova de amor é não precisar de uma pessoa para nada, a não ser do seu afeto. Parece complicado de entender, e , é para ser complicado mesmo. Amar não é precisar da pessoa para nada, apenas para troca de afeto. 

 Quando nos vemos presos em relações que estamos fazendo as coisas por afeto, será que a relação [e apenas pelo afeto? Veja, por exemplo, relacionamentos que mantemos para não ficar sozinhos e evitar a tal da solidão. Estamos evitando um confronto conosco? Existe autoconhecimento a ponto de compreendermos tal situação? Gostaríamos de evitar isso? Ou preferimos sair pulando de navio em navio, após cada naufrágio? Amar não é ficar com o outro por conveniência, é poder escolher ficar com alguém, e por mais difícil que seja, temos que aprender a ser feliz sozinhos. Pois, quando escolhermos um relacionamento (seja amoroso ou fraterno), saberemos que é por puro afeto e não por uma comodidade. 

 A vida é construída através do olhar do outro, das relações que mantemos e a influência exercida é muito grande, mas nem por isso significa que não devemos enxergar a vida com os nossos próprios olhos e seguir seja lá em qual direção desejemos seguir. Seja como uma pipa, mas tenha a coragem de voar sozinha. E sempre escolha onde deseja pousar.

   {Texto escrito num domingo cinzento e gelado]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário